Biografia

Uole da Silva nasceu no dia 18 de Setembro de 1987, São Gonçalo – RJ. Filho de Manoel Clementino e Léa Mendes.

Antes de dedicar-se à literatura, corria atrás apenas do “Sonho Musical”. Iniciando sua jornada em meados de 2005 – época em que surgiram muitas bandas pela internet –, junto de alguns amigos formou a banda Os Berous, onde foi vocalista. Saiu em 2006 e entrou na banda Solidez, onde foi baixista e backvocal quando deixavam um microfone por perto, no palco. Ainda nela, em São Gonçalo, chegou a abrir show das bandas Luxúria e Dead Fish, e tocaram em diversos pubs, pequenas e médias casas de shows e eventos escolares. Com o término, no final de 2007, montou a Rockfelth (www.myspace.com/rockfelth) em 2008, onde foi compositor, vocalista e baixista. A Rockfelth guardou suas paletas e baquetas em Setembro de 2010. E no mesmo mês já estava surgindo a Rock Hotel Califórnia, que depois da morte do guitarrista e compositor Carlos Alberto Jr. (Caco Farias), a banda não conseguiu manter o mesmo ânimo e teve seu fim. Atualmente trabalha alguns projetos e seu projeto solo, sem muitas pretensões para agora, mas garante novidades para o fim do ano ou para o início de 2013.

Quanto ao “Sonho Literário”, tudo começou em Abril de 2010. O blog já existia, mas não era tão levado a sério quanto é atualmente, e se chamava “A casa na árvore” (passou a ser o atual em Abril de 2011). Pensando em algo interessante para postar no blog, pois estava há algum tempo sem postar nada, surgiu ideia de pegar fragmentos de sua vida musical e fantasiar do jeito que almejava para o futuro. Conforme foi escrevendo foi vindo ideias e ideias para o início… Meio… Fim. Quando foi ver, tinha acabado de fertilizar seu primeiro livro: Sua Última Flor.

Exportou em PDF e começou a vender para colegas, amigos e fãs da Rockfelth, sem pretensões de correr atrás de alguma editora. Por conta da boa repercussão que a aquela humilde obra causou, juntou coragem e enviou para algumas editoras. Enquanto aguardava por resposta, descobriu o Prêmio SESC de Literatura e deu início a sua segunda obra: Ventura. Em meados de Setembro, ao receber resposta negativa de uma editora, juntou o útil ao agradável com a ideia de transformar o blog em “Escrevo Fracassos”, já sabendo que logo após, sempre surgiria: “Por que Fracassos?”. R: Fracassos amorosos. Resolveu manter Sua Última Flor na cena independente ao descobrir o site Clube de Autores, com uma capa desenhada por Denis S. Mello. E começaram a surgir editoras interessadas na obra, mas com propostas, como ele mesmo diz: “fora da realidade financeira”.

No início de fevereiro de 2012, surgiu a Editora Modo. Surgiu tanto na cena literatura quanto na vida de Uole. Uma editora nova, buscando novos talentos e disposta a dar oportunidade do primeiro passo, de muitos. Depois de trocas de e-mails, análises, conversas e ideias, fechou contrato com a editora. Nesse meio tempo, o post “Pela segunda vez” se transformou em HQ, pelos fantásticos traços do habilidoso desenhista Denis S. Mello na 2ª edição da revista Saidêra (famosa HQ independente do desenhista) e que já podemos encontrar aqui mesmo no blog.

Em suma… Sua Última Flor foi lançado pela Editora Modo em um fantástico evento no dia 23/06/2012 na Livraria Nobel – Norte Shopping, realizado pelas parcerias: Tribo do Livro + Editora Modo + Livraria Nobel. Com uma nova capa, feita pelo Capista Denis Lenzi e com uma diagramação rica em detalhes e beleza.

 

Anúncios